sábado, 9 de julho de 2011

Protrusão acetabular

Protrusão acetabular


A protrusão acetabular é caracterizada por um deslocamento intrapélvico da parede medial do acetábulo (1).
Na radiografia simples, é definida como um deslocamento medial da linha acetabular, de forma que a distância entre essa linha e a linha ilioisquiática localizada lateralmente seja 3 mm ou mais em homens adultos e 6 mm ou mais em mulheres adultas (1-3).
O posicionamento correto da radiografia de bacia é fundamental para que as medidas de protrusão acetabular sejam corretas. À medida que a inclinação pélvica aumenta, as medidas usadas para o diagnóstico de protrusão se tornam não confiáveis (3).

prot 1
Rx normal

Na RM, a protrusão acetabular é melhor avaliada em uma imagem axial no nível da espinha isquiática. Aqui, mede-se a distância entre o ponto mais medial da fossa acetabular e uma linha perpendicular ao eixo horizontal e que passa pela margem lateral da parede pélvica interna posterior. Para homens o valor normal é 1,3 mm (DP = 2,5 mm) e em mulheres -0,8 mm (DP = 1,9 mm) (2).

prot 1.0001prot 2.0001prot 3.0001
prot 5
Pac. Fem. 83anos. Dor na virilha há 3 anos.

A protrusão acetabular pode ser encontrada em várias desordens ósseas como na artropatia degenerativa, doença de Paget, artrite reumatóide, espondilite anquilosante, osteomalácia, doença de Marfan ou como consequência de radioterapia (1).

A protrusão acetabular que aparece na ausência de qualquer causa reconhecível é definida como protrusão acetabular primária ou pelve de Otto. A protrusão acetabular primária geralmente acomete ambos os quadris, em mulheres joves ou de meia idade, com uma história de diminuição da abdução e rotação do quadril e dor desde a puberdade. Ao raio-X pode-se observar migração axial bilateral da cabeça femoral, sem redução do espaço articular e com alterações degenerativas moderadas (1).

Bibliografia
1. Bontrager K.L. LJP. Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada. 6 Edição ed. Rio de Janeiro: Elselvier; 2006.
2. Kindynis P, Garcia J. [Protrusio acetabuli. An update on the primary and secondary acetabular protrusion]. J Radiol. 1990 Jun-Jul;71(6-7):415-24.
3. Chen L, Boonthathip M, Cardoso F, Clopton P, Resnick D. Acetabulum protrusio and center edge angle: new MR-imaging measurement criteria--a correlative study with measurement derived from conventional radiography. Skeletal Radiol. 2009 Feb;38(2):123-9.
4. Richards PJ, Pattison JM, Belcher J, Decann RW, Anderson S, Wynn-Jones C. A new tilt on pelvic radiographs: a pilot study. Skeletal Radiol. 2009 Feb;38(2):113-22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário