sábado, 9 de julho de 2011

Meios de Contraste Iodado

15426lu685h4ti6

Image: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net



Os meios de contraste são usados para melhorar as técnicas de diagnóstico por imagem, e sua utilidade pode ser atestada devido ao seu uso diário nos serviços de imagem.

Só nos Estados Unidos são realizados mais de 50 milhões de estudos de Tomografia Computadorizada a cada ano, e em cerca de 50% dos casos é utilizado o contraste endovenoso.

Como todo medicamento, estes meios de contraste não estão totalmente livres de risco de reações adversas. Estas podem ser desde distúrbios fisiológicos leves até situações de risco de morte.

Desta forma, é importante que todos os profissionais da saúde envolvidos com TC se familiarizem com as potencias reações adversas aos meios de contraste, e suas formas de prevenção e tratamento.


Tipos de meios de contraste iodado


Existem basicamente dois tipos de meios de contraste iodados:

  • Contrastes iônicos
  • Contrastes não-iônicos

Os contrastes iônicos se dissociam em íons quando dissolvidos em água. Como resultado, os contrastes iônicos têm maior osmolalidade que a água.

Os contrastes não-iônicos não se dissociam em partículas separadas quando dissolvidos em água. Sua osmolalidade, portanto, é cerca de metade da dos contrastes iônicos.

Os contrastes de alta osmolalidade têm mais chance de causar reações adversas.

Os contrastes de baixa osmolalidade geralmente causam menos desconforto, e menos reações adversas.


Bibliografia

1. ACR Manual on Contrast Media. Version 7. 2010.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se o meio de contraste pode extravasar durante o exame de artro-ressonância de ombro para tecidos moles subjacentes e se isso é comum

    ResponderExcluir